A Escola Profissional de Carvalhais, em São Pedro do Sul, recebeu esta segunda-feira (25 de novembro) a visita do novo embaixador de São Tomé e Príncipe, Esterline Género.
A visita visou estreitar as relações entre o estabelecimento de ensino que pertence à Paróquia de Carvalhais e as entidades que em Portugal representam alguns dos alunos da escola que, dos cerca de 150 alunos, perto de 70 por cento vêm de São Tomé e Príncipe.
O embaixador de São Tomé e Príncipe, Esterline Género, diz que a sua visita constituiu uma oportunidade de agradecer pessoalmente à direção da escola o trabalho que tem vindo a desenvolver com os alunos do seu país.
“A minha vinda cá representa, acima de tudo, gratidão, ao informar a escola que o meu Estado de São Tomé e Príncipe é grato pela formação dada aos nossos concidadãos e acreditamos que é a partir daqui que se consegue erguer um país”, disse o diplomata, sublinhando que “a educação é a maior arma que se pode dar a um povo”.
A diretora pedagógica da Escola Profissional de Carvalhais, Paula Jorge, sublinhou que a visita do embaixador de São Tomé e Príncipe contribuiu para “manter as boas relações existentes”, mas também para demonstrar aos próprios alunos que “a escola está atenta às suas necessidades”.
A convite da direção, a comitiva – que também incluiu o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, o bispo de Viseu, D. António Luciano, e o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo – conheceu as instalações da escola e as oficinas onde são lecionadas as aulas práticas, ouviram os testemunhos de alunos naturais de São Tomé e Príncipe e terminaram a visita com um almoço servido pelos alunos do curso de Restauração Cozinha/Pastelaria.
VFM / RJC
2024-11-25
No Comments Yet...