O orçamento de Oliveira de Frades para 2025, no valor de 17,5 milhões de euros, aprovado por maioria em reunião de Assembleia Municipal, prevê investimentos em áreas como a habitação ou o ambiente.
“Vamos recuperar o edifício da antiga padaria, no centro da vila, que está devoluto há imensos anos, e fazer habitação, ou seja, é um dois em um, criamos habitação e recuperamos um edifício”, disse o presidente do Município de Oliveira de Frades.
João Valério (PSD/CDS-PP) defendeu também a “necessidade de construir uma nova ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] em Sequeirô”.
“Já faz parte dos ITI [Investimentos Territoriais Integrados] do Centro, para ser financiada em 2,6 ME, mas certamente custará mais, mas é uma necessidade enorme para o concelho e para a indústria”, justificou à agência Lusa aquele responsável.
No topo da lista dos projetos “mais estruturais e relevantes” está a requalificação da zona industrial.
Relativamente aos impostos, o presidente assumiu que se mantêm inalterados, ou seja, “dos mais baixos da região, inclusive a água, que é das mais baixas na região do Centro, não só da CIM [Comunidade Intermunicipal] Viseu Dão Lafões”.
A derrama, aprovada por unanimidade, é “taxada a 1,5% para as empresas com faturação acima dos 150.000 euros e uma taxa reduzida, de 0,7%, para as que faturam abaixo dos 150.000 euros”.
O ano de 2025 será “para fechar uma série de obras e projetos, mas também para abrir um novo ciclo”, disse João Valério, que apelou a um voto de confiança no orçamento e nas Grandes Opções do Plano” (GOP) para o próximo ano.
A assembleia aprovou por maioria o orçamento e as GOP, com um voto contra e duas abstenções da oposição, eleitos pelo Nós Cidadãos!.
2024-12-13
VFM/Lusa
No Comments Yet...