A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões disponibiliza a partir desta sexta-feira em cada uma das 14 bibliotecas municipais o acesso digital gratuito a milhares de livros, jornais e revistas de todo o mundo.
“O protocolo de hoje representa vários projetos e um investimento que ronda os 250 mil euros. A BiblioLED é o projeto mais significativo, mas temos também o serviço Press Reader, que disponibiliza a leitura gratuita de jornais e revistas”, afirmou o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
Este serviço, “está agora mais alargado e em maior escala e disponível” nas 14 bibliotecas municipais da região da CIM e permite “o acesso gratuito, direto e integral a cerca de sete mil publicações de mais de 150 países e em 60 línguas”.
“Estamos a falar do acesso a jornais e revistas das mais variadas, sejam generalistas ou mais científicas, e que permite uma leitura envolvente através da interface com várias funcionalidades. Para aceder, basta estar inscrito na biblioteca”, acrescentou.
Nuno Martinho defendeu que, com este serviço, é possível “melhorar muito a atratividade da biblioteca e melhorar o acesso, já que isto leva a que as pessoas se inscrevam na biblioteca e criem o hábito de a frequentarem”.
“Isto leva a uma maior frequência na biblioteca, o que permite explorar o acesso a outros serviços e fomentar hábitos de leitura. Assim como terem um momento de silêncio, seja ler ou estudar”, sublinhou Nuno Martinho.
O serviço faz parte de um protocolo assinado, em Oliveira de Frades, entre a CIM Viseu Dão Lafões e a Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no âmbito da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL), criada em 08 de fevereiro de 2021.
VFM/Lusa
2025-01-24
No Comments Yet...