A associação de produtores florestais Verdelafões vai receber apoio financeiro para gerir a paisagem e com isso reforçar a prevenção de incêndios rurais. A operação Vouzela abrange mais de 6400 hectares e conta com mais de 15,6 milhões de euros de investimento.
As primeiras 12 Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), onde se incluiu Vouzela, vão beneficiar em 20 anos de uma dotação de 331 milhões de euros, para reforçar a prevenção de incêndios rurais e situam-se maioritariamente nos distritos de Castelo Branco e Coimbra.
Segundo a Direção-Geral do Território, as OIPG visam “uma transformação estrutural da paisagem, dando resposta às necessidades de resiliência aos incêndios rurais e à dinamização económica e social dos territórios vulneráveis” identificados nas Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP).
No âmbito do Programa de Transformação da Paisagem, após a constituição das AIGP foram celebrados contratos entre o Fundo Ambiental, a Direção-Geral do Território, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as entidades promotoras, com vista a criar as condições técnicas e financeiras para a elaboração das propostas de OIGP, com apoio inicial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 220 milhões de euros.
A operação Vouzela, da associação de produtores florestais Verdelafões, concelho de Vouzela (Viseu), abrange 6.456,1 ha, contemplando a transformação de 97,3% (6.284,3 ha) e 2,7% sem investimento (171,8 ha), com o maior investimento validado, de 15,6 milhões de euros.
VFM / RJC
2024-11-04
No Comments Yet...